Image

Instituto Evereste apoia evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher promovido por associação de mulheres quilombolas

Anterior Próximo

 

Manaus, 08 de março - Nesta sexta-feira, o Instituto Evereste se fez presente em evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher promovido pela Associação Crioulas do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, no bairro Praça 14 de Janeiro, na capital amazonense.

A ação apoiada pelo Evereste  proporcionou às mulheres quilombolas uma tarde com momentos de compartilhamento de conhecimentos e experiências. No final, elas ainda desfrutaram de um momento leve e descontraído com lanches e distribuição de brindes.

A programação, aberta à comunidade do bairro e a população interessada, foi iniciada às 16h com uma palestra preventiva sobre a saúde da mulher, seguida de uma roda de conversa com as mulheres da comunidade e mulheres quilombolas sobre autocuidado, saúde e combate à violência de gênero. 

Durante o evento, as participantes puderam tirar dúvidas com profissionais presentes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC). Testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial foram oferecidos, ainda, às participantes. 

Para Keilah Silva Fonseca, presidente da Associação Crioulas do Barranco, o encontro foi mais do que uma celebração e teve como objetivo maior oferecer suporte às mulheres em diversos aspectos de suas vidas. 

“Nesta ocasião especial, buscamos fortalecer laços com as mulheres de nossa comunidade, proporcionando um ambiente de troca de experiências e conhecimentos, além de uma oportunidade de relato de vivências e de compartilhamento de informações sobre o matriarcado e empoderamento feminino”, completou Keilah. 

Para a Coordenadora de Comunicação Social e Relações Institucionais do Evereste, Deyse Maia Pereira, a ação social foi uma bela oportunidade para consolidar a parceria entre o Evereste e as populações quilombolas amazônicas. Na ocasião, ela agradeceu a recepção e reforçou o compromisso e o apoio do Instituto junto à comunidade, vizinha da instituição.

“Ficamos extremamente felizes em poder participar, como instituição e como mulheres, de uma ação como essa organizada pela Associação Crioulas junto à comunidade do Barranco de São Benedito. Foi muito gratificante fazermos parte de um movimento tão bonito, solidário e de muita alegria, dedicado às  mulheres dessa comunidade com essências matriarcais tão profundas e, ao mesmo tempo, tão carente de auxílio a iniciativas como essa”, concluiu Deyse.

O Quilombo do Barranco de São Benedito

Situado no bairro Praça 14 de Janeiro, em Manaus-AM, a Comunidade Negra de São Benedito tornou-se em 2014 a segunda comunidade remanescente quilombola em área urbana certificada pela Fundação Cultural Palmares. Atualmente, existem somente outras duas comunidades urbanas certificadas como quilombo em todo o país. Em 2015, o Quilombo do Barranco foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas. Em 2021, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) concedeu o Certificado de Ponto de Memória à comunidade em 2021 em reconhecimento ao coletivo cultural do Quilombo.

Clique aqui e conheça o Quilombo Urbano de São Benedito do Barranco da Praça 14.

Coordenadoria de Comunicação Social

Redação e foto: CCS/Evereste

Bruno Diogo

Mais recentes
Siga-nos