Escola estadual em Manaus testa frequência por reconhecimento facial
MANAUS – O projeto “Controle Inteligente de Frequência Escolar por Reconhecimento Facial” permitirá que pais e responsáveis dos alunos da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado, zona leste de Manaus, recebam uma mensagem avisando a hora que o estudante entrou na sala de aula.
O projeto de reconhecimento facial ajudará no acompanhamento da frequência dos alunos, tanto pelos responsáveis quanto pela equipe pedagógica da escola. A pedagoga Maria do Carmo Peres diz que o projeto combaterá a evasão escolar.
“Acreditamos que vai ajudar significativamente, porque existe a questão de alternâncias de faltas, principalmente dos maiores, que se deslocam sós e muitas vezes não chegam na escola, os pais não têm como saber, e nós não temos como controlar”, afirma.
Thays Almeida, analista de teste da empresa desenvolvedora do sistema, explica que, além da frequência e da temperatura, o reconhecimento facial também lê as emoções dos alunos, baseado nas expressões.
“O sistema tem essas três características principais, que é o envio do SMS [mensagem de texto] ao responsável, a aferição de temperatura e leitura de emoções. Com isso, é possível acompanhar quais emoções foram mais registradas pelos alunos ao longo do mês e acompanhar, por exemplo, se ele apresenta um quadro de depressão, se está com algum problema em casa”, disse.
No painel de gestão do sistema é possível acompanhar, em tempo real, quantos alunos registraram a entrada na sala de aula, se há algum deles com temperatura acima de 37ºC, quantos deles estavam com expressão feliz, triste, com raiva, surpreso ou neutro.
O celular do responsável pelo aluno ou aluna que apresentar temperatura elevada vai receber um SMS indicando que o estudante apresenta sintoma febril e que está aguardando na escola.
O projeto está em fase de finalização de cadastro dos estudantes da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto e, após a conclusão, começará a funcionar com todos os recursos.
Fonte: amazonasatual.com.br