Image

Na última quarta-feira (28), o Instituto Evereste celebrou seus 10 anos de atuação com uma programação especial realizada em sua sede, em Manaus. O evento reuniu colaboradores, parceiros, conselheiros, lideranças sociais e convidados para um momento de confraternização, reconhecimento e celebração da trajetória da instituição, marcada pela promoção da inovação, da tecnologia, da sustentabilidade, da cidadania e da transformação social.

A comemoração contou com a participação da equipe da sede do Instituto e de colaboradores externos, que acompanharam a programação de forma remota por meio da plataforma Google Meet. Também estiveram presentes representantes de conselhos, lideranças acadêmicas, parceiros institucionais e representantes de projetos apoiados pela instituição.

Entre os convidados, destacaram-se lideranças quilombolas, representantes de organizações voltadas à inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista e integrantes de iniciativas sociais desenvolvidas em áreas de maior vulnerabilidade social, fortalecendo o compromisso do Instituto com a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento comunitário.

Durante a celebração, foram destacadas as principais conquistas alcançadas ao longo da última década, incluindo a obtenção de importantes certificações e reconhecimentos institucionais que reforçam a credibilidade, a excelência e o impacto social das ações desenvolvidas pelo Instituto Evereste.

A programação cultural incluiu apresentações de bandas musicais e do rapper amazonense Dacota MC, proporcionando momentos de integração e valorização da cultura entre os participantes.

Ao longo de sua trajetória, o Evereste consolidou sua atuação por meio de projetos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo, da inovação tecnológica, da inclusão social e do desenvolvimento sustentável, contribuindo para a geração de oportunidades e para o fortalecimento de comunidades em diferentes regiões do país.

 

Coordenadoria de Comunicação e Relações Institucionais
Redação e imagem: CCRI/Evereste

O Evereste realizou, no dia 16 de maio de 2026, a formação da segunda turma de Brigadistas de Emergência, reforçando o compromisso institucional com a segurança, a prevenção de acidentes e a promoção de um ambiente mais seguro para colaboradores e parceiros. A iniciativa dá continuidade às ações já desenvolvidas anteriormente pela instituição, que já havia promovido a formação da primeira turma de brigadistas de emergência.

O treinamento foi conduzido pelo instrutor Wilker Silva de Azevedo e contou com carga horária de 16 horas, abordando conteúdos teóricos e práticos voltados à prevenção e atuação em situações de criticidade, conforme a NR 23 – Brigada de Emergência Intermediário.

Durante a capacitação, os participantes receberam instruções sobre prevenção e combate a incêndios, análise de riscos, métodos de extinção do fogo, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), plano de emergência e evacuação, além de técnicas de primeiros socorros, suporte básico de vida, controle de hemorragias, tratamento de queimaduras e simulações práticas de abandono de área.

Ao final do curso, os colaboradores participantes foram contemplados com certificados de conclusão, reconhecendo a participação e a capacitação adquirida durante o treinamento.

Com a formação da segunda turma, o Evereste amplia o número de colaboradores preparados para atuar em ocorrências emergenciais.

 

Coordenadoria de Comunicação Social e Relações Institucionais
Redação e imagem: CCSRI/Evereste

Nesta sexta-feira (27), o Evereste promoveu uma ação em alusão ao Março Lilás, mês dedicado à prevenção do câncer do colo do útero. A atividade foi realizada no auditório da sede do Instituto, em Manaus, e teve como público-alvo as colaboradoras da instituição.

A programação incluiu palestra ministrada pelo especialista em Citologia Clínica e mestre em Imunologia, Alysson Sena, que abordou aspectos relacionados à prevenção, diagnóstico e importância do acompanhamento periódico da saúde da mulher. A atividade contou, ainda, com a participação online das funcionárias que atuam em demais localidades, ampliando o alcance da iniciativa.

Durante a ação, também foram ofertados exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio de coleta de sangue opcional, conduzida pelas enfermeiras Roberta Lima e Brenda Batista. Além disso, houve distribuição de preservativos, com foco na prevenção contínua.

Os testes rápidos e a entrega de insumos preventivos foram estendidos a todo o corpo de funcionários, ampliando o alcance da iniciativa dentro da instituição.

A ação integra o conjunto de atividades do Instituto Evereste voltadas à promoção da saúde e bem-estar no ambiente organizacional, reforçando o compromisso com a informação, prevenção e qualidade de vida.

 

Coordenadoria de Comunicação Social e Relações Institucionais
Redação e imagem: CCSRI/Evereste

Nesta terça-feira (24/02), o Instituto Evereste lançou o Balanço ESG 2025, documento que apresenta resultados e indicadores institucionais nos eixos Ambiental, Social e de Governança.

A publicação reúne informações sobre investimentos, projetos executados, certificações e iniciativas desenvolvidas ao longo de 2025, ampliando a transparência das ações institucionais. O documento dá continuidade às iniciativas de transparência institucional apresentadas no Relatório de Impacto Social 2024, consolidando a evolução das ações desenvolvidas pelo Instituto.

No eixo social, foram realizados investimentos em projetos e ações voltados ao fortalecimento comunitário, apoio a organizações sociais, promoção da inclusão e valorização cultural.

Na área ambiental, destacam-se a realização da Semana do Meio Ambiente, com ações educativas, a implantação de coleta seletiva e a distribuição de mudas à comunidade.

Na dimensão de governança, o Evereste avançou no fortalecimento de práticas institucionais baseadas na ética, transparência e integridade, com destaque para a conquista dos selos Compliance e ESG e a manutenção da certificação ISO 9001.

Também foram registrados avanços nas áreas de educação e empregabilidade, com iniciativas voltadas à qualificação profissional e à ampliação de oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

As ações apresentadas no Balanço ESG dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente nas áreas de educação, inclusão social, geração de oportunidades e sustentabilidade ambiental.

O Balanço ESG 2025 reúne informações sobre desempenho institucional, investimentos e certificações, permitindo o acompanhamento público das ações desenvolvidas pelo Instituto.

Acesse o documento clicando aqui!

 

Coordenadoria de Comunicação Social e Relações Institucionais
Redação e imagem: CCSRI/Evereste

 O Instituto Evereste foi aprovado para integrar o Consórcio Operador Neutro da Infovia 02, no âmbito do Programa Norte Conectado, iniciativa do Governo Federal voltada à ampliação da conectividade e inclusão digital por meio de infraestrutura de fibra óptica subfluvial na Região Amazônica.

O Ministério das Comunicações (MinCom), por meio de processo conduzido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), habilitou sete instituições para a operação e manutenção da Infovia 02 por até 15 anos. Além do Instituto Evereste, o consórcio será formado pelas empresas Claro, TIM, Telefônica Brasil (Vivo), Future Digital, Global Fiber Brasil e Ozônio Telecomunicações. A formalização do acordo ainda depende de análise e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

A infovia possui uma extensão de 2.042 quilômetros conectando comunidades ribeirinhas, 17 municípios e polos estratégicos de conectividade entre as cidades de Manaus e Atalaia do Norte (fronteira com o Peru) no Amazonas. O investimento total é de R$ 268 milhões.

A infraestrutura foi construída em trechos subfluviais (Rio Solimões) e terrestres e deverá beneficiar cerca de 370 mil habitantes, além de atender escolas, unidades de saúde, prefeituras, centros de pesquisa, órgãos do Judiciário e estruturas de defesa, ampliando o acesso a serviços digitais e públicos essenciais.

O Programa Norte Conectado prevê um total de 12 mil km de fibra óptica subfluvial em rios amazônicos, com investimento total de R$ 1,3 bilhão. O programa deverá beneficiar 10 milhões de pessoas em 59 municípios na Região.

Desde novembro de 2025, o Instituto Evereste compõe o consórcio de instituições que operam outras duas Infovias (04 e 07) com 1.734 km de extensão, sendo 939 km (Infovia 04) entre as cidades de Manaus (AM) a Boa Vista (RR) e 795 km (infovia 07) interligando Vila do Moura (AM) a São Gabriel da Cachoeira (AM).

Coordenadoria de Comunicação Social e Relações Institucionais
Redação e imagens: CCSRI/Evereste

 

O Instituto Evereste foi certificado, nesta quinta-feira (04/12), com o Selo ESG – Categoria Bronze, concedido pela Galize’s Division of Accreditation, reconhecimento destinado a organizações que incorporam práticas sustentáveis e responsáveis em seus processos de gestão. A certificação, válida até 04/12/2026, marca mais um passo relevante na consolidação da agenda ambiental, social e de governança dentro da instituição.

Nos últimos anos, o Evereste ampliou significativamente suas iniciativas voltadas à educação ambiental, ao incentivo à cultura, ao fortalecimento de ações sociais e ao desenvolvimento de soluções sustentáveis. O conjunto dessas práticas vem reforçando a integração entre inovação, responsabilidade institucional e impacto social positivo, elementos centrais para o avanço da pauta ESG no âmbito organizacional.

De acordo com o Diretor de Governança e Controle, Hélio Lobo Filho, a certificação atesta o compromisso contínuo da instituição com padrões rigorosos de sustentabilidade e integridade.

“Conquistar uma certificação ESG é uma maneira eficiente de demonstrar que práticas sustentáveis, responsáveis e transparentes em nossa gestão e operação são implementadas no Evereste com base nesses pilares, transmitindo consequentemente confiança a investidores, parceiros e toda a sociedade”, destacou.

O que representa cada pilar ESG

  • Ambiental (E) – Engloba iniciativas destinadas a reduzir impactos no meio ambiente, como gestão adequada de resíduos, adoção de energia renovável e diminuição de emissões.
  • Social (S) – Relaciona-se ao cuidado com pessoas, colaboradores e comunidades, abrangendo temas como diversidade, direitos humanos, segurança e bem-estar.
  • Governança (G) – Diz respeito à ética corporativa, à transparência, à gestão responsável, ao cumprimento de normas e ao combate à corrupção.

Histórico de certificações do Instituto Evereste

A conquista do Selo ESG soma-se a um ciclo contínuo de aprimoramento institucional.
Em setembro deste ano, o Instituto manteve a certificação ISO 9001:2015, reafirmando a robustez do seu Sistema de Gestão da Qualidade e garantindo a melhoria permanente de seus processos internos.

Antes disso, em abril, o Evereste recebeu o Selo de Compliance – ABNT NBR ISO 37301, que atesta a conformidade da instituição com padrões legais, éticos e regulatórios. Essa certificação fortaleceu ainda mais a credibilidade institucional perante parceiros, financiadores e sociedade, ampliando oportunidades de cooperação e investimento.

Com mais essa conquista, o Instituto Evereste reafirma seu posicionamento como uma organização comprometida com a integridade, a inovação e o desenvolvimento sustentável, alinhando-se às melhores práticas globais de governança e responsabilidade socioambiental.


Acesse o Certificado ESG aqui

Coordenadoria de Comunicação Social e Relações Institucionais
Redação e imagens: CCSRI/Evereste

Nesta segunda-feira (24), em Manaus, o Instituto de Tecnologia e Inovação Evereste formalizou, por meio de Acordo de Cooperação Técnica, uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituição pública estadual de ensino superior dedicada à formação acadêmica, à pesquisa e às atividades de extensão no Amazonas.

A iniciativa busca ampliar a atuação conjunta nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, economia digital e empreendedorismo, com foco no desenvolvimento sustentável e inclusivo da região amazônica.

O instrumento estabelece a execução de pesquisas aplicadas, ações de qualificação técnica e científica, programas de extensão, incentivo à criação de startups e intercâmbio de conhecimentos e tecnologias, promovendo a aproximação entre o ambiente acadêmico, o setor produtivo e a sociedade.

Com vigência de 60 meses, as atividades serão implementadas por meio de planos de trabalho específicos, em conformidade com princípios de governança, transparência e com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O acordo consolida um ambiente institucional propício à implementação de iniciativas estratégicas conjuntas.

 

Coordenadoria de Comunicação Social e Relações Institucionais
Redação e imagem: CCSRI/Evereste

Mais recentes
Siga-nos