Instituto Evereste e Associação Crioulas do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito celebram Acordo de Cooperação Técnica
Manaus, 07 de maio – O Instituto de Tecnologia e Inovação Evereste e a Associação Crioulas do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito celebraram, nesta terça feira, um Acordo de Cooperação Técnica, visando apoiar atividades de promoção da igualdade racial e do desenvolvimento social e econômico na comunidade.
O Barranco de São Benedito está situado no histórico bairro da Praça Quatorze de Janeiro, em Manaus, e foi a segunda comunidade remanescente quilombola reconhecida em área urbana pela Fundação Cultural Palmares no país.
A parceria com o quilombo urbano amazonense, possibilita o apoio e a condução do Evereste em projetos de desenvolvimento social e cultural na comunidade, com garantia de acesso a recursos, conhecimentos e apoio técnico, fomentando o empreendedorismo negro, econômico e sustentável por meio de programas de educação, capacitação profissional e assistência técnica.
O acordo foi assinado pelo presidente do Instituto Evereste, André Fabiano Santos Pereira e pela presidente da associação, Keilah Silva Fonseca.
Para ambas as entidades, que já atuam em parceria desde o início de 2024, este acordo representa a formalização de um compromisso sólido e duradouro para construção de uma nova realidade para o Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, fortalecendo a diversidade de gênero, a inclusão social e digital na comunidade.
Vale ressaltar que o Evereste recentemente firmou acordo com Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), que prevê a promoção, desenvolvimento e execução de atividades na área de regularização e governança fundiária urbana e rural, inclusive em comunidades remanescentes quilombolas daquele Estado.
Coordenadoria de Comunicação Social
Redação e Foto: CCS/Evereste