
Instituto Evereste é aprovado como integrante do consórcio de operação da Infovia 02 do Programa Norte Conectado
O Instituto Evereste foi aprovado para integrar o Consórcio Operador Neutro da Infovia 02, no âmbito do Programa Norte Conectado, iniciativa do Governo Federal voltada à ampliação da conectividade e inclusão digital por meio de infraestrutura de fibra óptica subfluvial na Região Amazônica.
O Ministério das Comunicações (MinCom), por meio de processo conduzido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), habilitou sete instituições para a operação e manutenção da Infovia 02 por até 15 anos. Além do Instituto Evereste, o consórcio será formado pelas empresas Claro, TIM, Telefônica Brasil (Vivo), Future Digital, Global Fiber Brasil e Ozônio Telecomunicações. A formalização do acordo ainda depende de análise e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A infovia possui uma extensão de 2.042 quilômetros conectando comunidades ribeirinhas, 17 municípios e polos estratégicos de conectividade entre as cidades de Manaus e Atalaia do Norte (fronteira com o Peru) no Amazonas. O investimento total é de R$ 268 milhões.
A infraestrutura foi construída em trechos subfluviais (Rio Solimões) e terrestres e deverá beneficiar cerca de 370 mil habitantes, além de atender escolas, unidades de saúde, prefeituras, centros de pesquisa, órgãos do Judiciário e estruturas de defesa, ampliando o acesso a serviços digitais e públicos essenciais.
O Programa Norte Conectado prevê um total de 12 mil km de fibra óptica subfluvial em rios amazônicos, com investimento total de R$ 1,3 bilhão. O programa deverá beneficiar 10 milhões de pessoas em 59 municípios na Região.
Desde novembro de 2025, o Instituto Evereste compõe o consórcio de instituições que operam outras duas Infovias (04 e 07) com 1.734 km de extensão, sendo 939 km (Infovia 04) entre as cidades de Manaus (AM) a Boa Vista (RR) e 795 km (infovia 07) interligando Vila do Moura (AM) a São Gabriel da Cachoeira (AM).
Coordenadoria de Comunicação Social e Relações Institucionais
Redação e imagens: CCSRI/Evereste


