Instituto Evereste participa de reunião técnica para debater sobre o uso de aeronaves elétricas para transporte de passageiros
O presidente do Instituto Evereste, André Fabiano, compareceu nesta segunda-feira, 7 de novembro a um encontro especial com membros da diretoria da Companhia de Linhas Aéreas Azul e do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA).
A visita ocorreu no Centro de Controle de Operações (CCO), na sede da AZUL LINHAS AÉREAS em Barueri/SP e contou com a presença de Carlos Naufel (Diretor Técnico), André Mercadante Américo (Diretor de Alianças, Netwok e Planejamento Estratégico), dos pesquisadores do departamento de engenharia do ITA Prof. Dr. Marcelo Xavier Guterres e Prof. Dr. Cláudio Jorge Pinto Alves e do membro do conselho administrativo do ITA, Marcelo Viera de Castro.
A reunião - que foi um desdobramento do seminário Aero Brasil 2022, ocorrido em setembro deste ano em São Paulo - teve o objetivo de promover o debate sobre oportunidades de implantação de uma malha viária específica para eVTOLs no Brasil, com especial atenção na Amazônia brasileira.
O termo eVTOL refere-se à aeronaves elétricas com decolagem e pouso vertical. Esse modelo de aeronave, além de pousar na vertical, apresenta baixas taxas de ruídos sonoros.
Os eVTOLs projetados para operação da Azul possuirão de 4 a 6 assentos, atingem uma velocidade de até 280 km/h a 3 km de altitude e possuem uma autonomia de até 250 km. Este projeto inclui uma frota de 250 aeronaves elétricas com operação prevista a partir de 2025.
Segundo André Fabiano, a ocasião foi um primeiro passo para criação de um grupo técnico de trabalho para identificação de oportunidades de parcerias estratégicas e demandas tecnológicas no setor aéreo e o Evereste estará mais uma vez presente garantindo assento em mesas de discussões importantes para a Amazônia e para nosso país.
Coordenadoria de Comunicação Social
Redação e foto: CCS/Evereste