Instituto Evereste é convidado a integrar cluster empresarial especializado em tecnologia da Informação e Comunicação do PQTEC (APL TIC VALE)
O objetivo do APL TIC VALE é buscar o fortalecimento de seus integrantes a partir de troca de experiências, ações de capacitação, expansão dos negócios, conexão com potências parceiros, clientes e abertura de novos mercados, dentro e fora do país.
O Evereste deu mais um grande passo em sua jornada vitoriosa. O Instituto passou a fazer parte do APL TIC VALE do Parque Tecnológico de São José dos Campos – SP (PQTEC), juntando-se a um seleto clube de cerca de outras 90 empresas com o objetivo de buscar fortalecimento a partir de troca de experiências, ações de capacitação, expansão dos negócios, conexão com potenciais parceiros, clientes e abertura de novos mercados, dentro e fora do país.
O APL TIC VALE
O APL TIC VALE - Tecnologia da Informação e Comunicação, constituído em 2011, é um dos três arranjos produtivos locais mantidos pelo PQTEC, os quais podem ser classificados como um aglomerado de empresas em um território que possuem as mesmas especializações produtivas e que mantem interações de cooperação entre si e os demais agentes de governança. Os arranjos produtivos locais geram às empresas associadas maior competitividade, inovação e crescimento. Os outros APLs do parque são o Cluster Aeroespacial e o AGROPOLO VALE.
As associadas oferecem soluções em TIC em seus mais variados segmentos. Quatro setores recebem atenção especial deste APL, Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Varejo e Agronegócio. O TIC VALE congrega empresas de 7 Estados e 19 cidades brasileiras, sendo o Evereste a primeira oriunda do norte do país.
O TIC VALE congrega empresas de 7 Estados e 19 cidades brasileiras, sendo o Evereste a primeira oriunda do norte do país.
Benefícios
• Ações para internacionalização, marketing e vendas, rodadas de negócios e missões comerciais realizadas por meio de iniciativas próprias, convênios com agências governamentais ou parcerias com outras associações e/ ou instituições públicas e privadas, dentre eles o Projeto Setorial Aeroespacial com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos);
• Networking, integração e cooperação entre: empresas do cluster, outros clusters nacionais e internacionais, institutos de pesquisa e universidades;
• Verticais de Negócio, participação ações de negócios específicos para os mercados da Indústria, Varejo, Agronegócio e Smart Cities;
• Promoção de parcerias para a geração de novos negócios por meio da formação de consórcios de empresas para oferecer soluções mais completas ao mercado, além de apoio jurídico para negociações, aquisições, fusões e investimentos estrangeiros;
• Captação de recursos de fomento público e privado para promover a inovação tecnológica, capacitação industrial e desenvolvimento de produtos e processos, oferecendo apoio para a elaboração na definição da estratégia e na elaboração das propostas;
• Treinamento e capacitação por meio de programas desenvolvidos em conjunto com diversas instituições para a disseminação e implementação das melhores práticas, incluindo suporte a certificação em Sistemas de Gestão.
O Evereste e o PQTEC
O Instituto Evereste é parceiro do PQTEC desde fevereiro de 2022, tendo recentemente passado a categoria de associado residente, sendo que sua mais nova filial, no Estado de São Paulo, ocupa uma área dedicada no Parque.
O PQTEC é um dos maiores e melhores parques tecnológicos da américa latina e tem como missão promover a ciência, tecnologia, inovação (C,T&I) e o empreendedorismo, visando ao desenvolvimento competitivo e sustentável. É composto por 4 Centros Empresariais voltados para P, D & I, 3 Centros de Desenvolvimento Tecnológico, 4 Laboratórios Multiusuário e 4 Auditórios. O PQTEC tem como objetivos institucionais: a geração de oportunidades de negócios, proporcionar conexão e networking, um ambiente de inovação e infraestrutura de trabalho de ponta.
Coordenadoria de Comunicação Social
Redação: CCS/Evereste
Foto: Banco de imagem