Image

Setembro Amarelo: Evereste promove conscientização sobre Saúde Mental e Autocuidado para seus colaboradores

Anterior Próximo

 

Terça-feira, 12 de setembro - O mês de setembro é dedicado  à prevenção ao suicídio e a importância de valorizar a vida. Em consonância com essa importante missão, o Instituto Evereste organizou um evento de apoio com a participação de dois profissionais de psicologia clínica, Deborah de Oliveira e Jordan Menezes, que forneceram percepções valiosas e orientação aos colaboradores do Instituto.

O evento teve como principal objetivo levar esclarecimentos sobre o tema para o corpo de colaboradores e enfatizar que pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda profissional. Na sessão da manhã, a psicóloga Deborah abordou o tema "Em você, onde começa o autocuidado", enfatizando a importância da autoconsciência e introduzindo os princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TCC ajuda os indivíduos a examinar e remodelar suas percepções, emoções e pensamentos em relação a situações desconfortáveis.

À tarde, Jordan Menezes, psicólogo e mestre em ciências humanas e sociais, ministrou uma palestra sobre "Mal estar na civilização - Uma reflexão sobre a felicidade e a exaustão psicológica". Ele trouxe à tona as alarmantes taxas de ansiedade prevalentes na sociedade brasileira e explorou a psicanálise freudiana, investigando o subconsciente e interpretando as representações mentais dos pacientes. Para Jordan, nesses casos, o ideal é que essas pessoas tenham acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que elas consigam falar sobre o que sentem, completou ele.

A Divisão de Gestão de Pessoas, em colaboração com a Divisão de Comunicação Social do Instituto, também proporcionou uma oportunidade para que os colaboradores compartilhassem suas experiências. Esses momentos permitiram que os participantes compreendessem melhor as realidades uns dos outros, promovendo empatia e apoio para diversos desafios.

"Iniciativas institucionais como a campanha do Setembro Amarelo visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento", enfatizou Ildomar Fernandes, Secretário-Geral da Presidência.

O Instituto Evereste está ativamente envolvido em campanhas voltadas para a promoção da saúde mental e do bem-estar entre seus colaboradores, implementando constantemente diversas estratégias para abordar questões sociais e criando um ambiente harmônico, consciente e motivador.

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Redação e foto: CCS/Evereste

Bruno Diogo

Mais recentes
Siga-nos