Instituto Evereste e UFRPE discutem parcerias para projetos de pesquisa e inovação tecnológica
Nesta terça-feira (03), o presidente do Instituto Evereste, André Fabiano Pereira, realizou uma visita à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife-PE, com o objetivo de demonstrar a intenção de firmar parcerias voltadas ao desenvolvimento científico e à inovação tecnológica, fortalecendo as atividades desempenhadas por ambas as instituições.
Na ocasião, o presidente do Evereste foi recebido pela vice-reitora da UFRPE, Maria do Socorro de Lima Oliveira, pelo Diretor-Geral do Instituto IPÊ da UFRPE, Robson Medeiros e pelo professor e pesquisador da UFRPE, Rafael Ferreira Mello.
A UFRPE possui 111 anos de tradição em ensino, extensão e pesquisa no Estado de Pernambuco e no país. A Instituição abrange 55 cursos de graduação e 58 cursos de mestrado e doutorado.
Por sua vez, o Instituto Ipê tem como objetivo ampliar a capacidade de parcerias e financiamentos de projetos acadêmicos, fortalecendo a inovação, o empreendedorismo e a pesquisa científica. A estrutura do Ipê integra diversos setores que promovem a autonomia da UFRPE, com um ecossistema de inovação e fomento de parcerias.
Os representantes das instituições discutiram sobre possíveis acordos de parcerias e como explorar oportunidades de colaboração com a comunidade docente e estudantil da universidade, posicionando o Instituto Evereste como instrumento de fomento à produção científica e às pesquisas realizadas pela UFRPE nas diversas áreas do conhecimento, desde as ciências da terra e meio ambiente até estudos ligados à educação, saúde, computação e tecnologias.
Por fim, foi abordada, ainda, a possibilidade de aplicação de recursos oriundos da Lei de Informática gerados na Zona Franca de Manaus em projetos de responsabilidade do Evereste com uso de mão de obra especializada da UFRPE, inclusive com estabelecimento de estrutura física do Evereste na própria UFRPE.
Coordenadoria de Comunicação Social
Redação: CCS/Evereste