Image

 

Manaus, 21 de junho — Nesta sexta-feira, o presidente do Instituto Evereste, André Fabiano Santos Pereira recebeu a visita do Diretor-Presidente da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (FEPIAM), Nilton Makaxi, na sede da instituição em Manaus.

Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas da FEPIAM e do Evereste, destacando a disposição de cada instituição em promover ações para assegurar o fortalecimento dos povos indígenas com apoio de tecnologias aplicadas na geração de renda, inclusão digital, educação inclusiva, garantindo a promoção e a proteção do conhecimento tradicional e territorial.

Durante a reunião, os representantes das instituições discutiram, ainda, possíveis ações conjuntas, orientadas pelos princípios da sustentabilidade socioeconômica para as comunidades indígenas do Estado do Amazonas.

Participaram, também, do encontro o Diretor Executivo de Governança e Controle, Hélio Lobo Filho e o Coordenador de Engenharia e Sustentabilidade, Edwilson Pordeus, ambos do Evereste, e a Assessora Jurídica da FEPIAM, Adriana Tavares.

Sobre a FEPIAM

A FEPIAM é um órgão integrante da Administração Indireta do Poder Executivo, dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira e está vinculada à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC).

Sua finalidade é formular, coordenar e executar as políticas públicas indigenistas de etnodesenvolvimento sustentável e a preservação dos valores étnicos, culturais e históricos no estado do Amazonas.

Veja mais sobre a FEPIAM em: https://www.fepiam.am.gov.br/

 

 Coordenadoria de Comunicação Social

Redação e imagens: CCS/Evereste

 

O Presidente do Instituto Evereste, André Fabiano Pereira, se reuniu nesta quarta-feira (12/6) com o secretário da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Daniel Pereira de Souza, e com a Secretária-Geral do Núcleo de Governança Fundiária da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ-MA), Marília Linhares Chaves.

O encontro ocorreu no complexo do TJMA, no centro de São Luís - MA, e foi a primeira reunião de trabalho em decorrência da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o TJMA, a CGJMA e o Evereste em maio deste ano.

Na ocasião, foram debatidas e priorizadas ações para elaboração e execução de projetos de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S), regidos pela Lei n° 13.465/2017, com etapas que contarão com assessoramento técnico do Evereste além de apoio e fiscalização do Núcleo de Governança Fundiária, resultando na entrega da titulação de legitimação fundiária individual.

Constam no conjunto de ações pretendidas via acordo de cooperação, um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, tecnológicas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes para garantir o pleno direito à moradia no Estado do Maranhão.

Territórios emblemáticos e com longo histórico de litígios fundiários no Maranhão, como a cidade de Alcântara e o Quilombo Urbano da Liberdade em São Luís, foram tratados como prioritários no escopo da cooperação.

Como próximos passos definidos, destaca-se a apresentação de planos de trabalho a serem pactuados com base no planejamento estratégico fundiário vigente do Tribunal.

Participaram, ainda, da reunião o advogado municipalista Michel Lacerda (Evereste) e a antropóloga Cássia Lopes (CGJMA).

Redação e imagens: CCS/Evereste

 

São Paulo, 12 de junho - Nesta quarta-feira, o Instituto Evereste iniciou sua participação na 15ª edição do Encontro Nacional Abrint. O evento é considerado o principal e maior evento do setor de Provedores de Internet e Telecomunicações na América Latina e acontece de 12 a 14 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Com foco no desenvolvimento dos provedores regionais de internet e promovido pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, o Encontro Nacional Abrint 2024 contará com mais de 60 horas de programação, com palestras, debates e workshops, e sua abertura feita pelo Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que participará da solenidade em homenagem ao Rio Grande do Sul.

O evento também reunirá representantes do governo federal, universidades, empresas e Congresso Nacional para discutir temas como compartilhamento de postes, ecossistema digital, financiamento, democratização do espectro e conectividade significativa.

Com mais de 22 mil m2 de área de exposição, o Encontro Nacional ABRINT 2024 terá 208 expositores e estima receber um público de 30 mil pessoas em seus três dias de realização. Alinhada com as boas práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, a Abrint busca reduzir e neutralizar as emissões de carbono geradas durante o evento.

O Evereste, capacitado e qualificado com as devidas outorgas e credenciais exigidas pela ANATEL é um importante fornecedor de infraestrutura digital e tecnologia associado à Abrint. Nesta edição, com o intuito de melhor aproveitar a oportunidade de realizar trocas de experiências com outros associados e acompanhar debates e oficinas sobre variados temas, o Evereste contará com a representação multidisciplinar do Diretor Executivo de Governança e Controle, Hélio Lobo, do Coordenador de Planejamento Estratégico, Deneval Neto e a Coordenadora de Gestão Orçamentária e Financeira, Gleiciane Souza.

Acesse a programação completa atualizada em:

https://eventonacional.abrint.com.br/index.php/programacao-evento-nacional/

Redação e imagens: CCS/Evereste

 

São Luís, 11 de junho - Nesta terça-feira, o Instituto Evereste participa da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, cuja abertura foi realizada na segunda-feira (10) pelo Ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, e que reuniu delegações das maiores economias do mundo e organizações convidadas.

As atividades do Grupo de Trabalho de Economia Digital na capital maranhense, que é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, acontecem de 10 a 13 de junho e terão enfoque em temas como Inclusão Digital, Conectividade Universal e Significativa, Governo Digital e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de melhorar as condições de vida de diferentes grupos sociais no mundo.

O Instituto Evereste, conhecido por suas iniciativas sociais que promovem alternativas digitais sustentáveis, é representado pelo presidente André Fabiano Pereira.

“A instituição tem se destacado na democratização do acesso à tecnologia e na defesa ao acesso à conectividade e à inclusão digital dos menos favorecidos.” afirma André Pereira.

Vale ressaltar, que o Brasil sediará em novembro, no Rio de Janeiro, a 19ª reunião de cúpula do G20 em 2024, e o Grupo de Trabalho de Economia Digital irá propor ainda mais debates focados em assegurar um desenvolvimento tecnológico equitativo, refletindo a urgência e a complexidade de criar e apresentar uma solução de um ambiente digital que promova o bem-estar social em escala mundial.

Programação

11 de junho: reunião dos delegados e delegadas do G20, seguido por um evento paralelo que tratará da iniciativa de investimento em infraestruturas digitais. Além de, painel de discussão sobre desafios e oportunidades dos setores, um seminário sobre proteção de dados na agenda da economia digital, e uma mesa redonda sobre esforço coletivo para catalisar investimentos em infraestrutura digital.

12 de junho: 2 painéis - o primeiro sobre habilidades da leitura, da escrita e proteção de dados; e segundo sobre regulação e governança de dados.

13 de junho: Encerramento com reunião de delegações do G20

Veja mais sobre a programação em: https://www.g20.org/pt-br/calendario/eventos-paralelos

Sobre o G20

O G20, ou Grupo dos Vinte, é o principal fórum de cooperação econômica internacional, desempenhando um papel crucial na definição e no fortalecimento da arquitetura e governança globais em questões econômicas internacionais significativas. Com presidências anuais rotativas, o Brasil lidera o grupo de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.

Originalmente focado em questões macroeconômicas, o G20 expandiu sua agenda para incluir comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção. A Cúpula do G20, que reúne chefes de Estado ou de Governo dos países membros, é o ponto alto das atividades do grupo, ocorrendo após uma série de mais de cem reuniões anuais.

Veja mais sobre o G20 e o Grupo de Trabalho de Economia Digital em: https://www.g20.org/pt-br

Coordenadoria de Comunicação Social

Redação: CCS/Evereste

Imagens: g20.org

 

Manaus, 27 de maio - Nesta segunda-feira, o presidente do Instituto Evereste, André Fabiano, recebeu na sua sede em Manaus, o coordenador da Central Única das Favelas no Amazonas (CUFA/AM), Alexey Pereira Ribeiro. O objetivo foi o de aproximar as instituições e projetar expectativas para projetos de impacto social para em comunidades carentes no Estado do Amazonas.

Durante o encontro, os representantes das instituições puderam discutir sobre possíveis ações conjuntas de empreendedorismo social, inovação e suporte especializado a comunidades carentes do Estado. Além disso, foram apresentadas as iniciativas tanto da CUFA quanto do Evereste e a disponibilidade de cada instituição de fomentar projetos de inclusão e transformação social em áreas de vulnerabilidade como as favelas e as comunidades amazonenses afastadas.

Sobre a CUFA

A Central Única das Favelas atua nos âmbitos político, social, esportivo e cultural, sendo reconhecida por suas ações, projetos humanitários e iniciativas em prol do empoderamento de comunidades e populações marginalizadas e sob risco social.

A CUFA tem a missão de realizar a inclusão social de moradores de favelas, prioritariamente negros, por meio da cultura, esporte, educação e qualificação profissional. Promovendo o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico para jovens de favelas, a CUFA tornou-se uma referência para essas comunidades e possui, hoje, bases de trabalho nos 27 estados do Brasil e um escritório em Nova York, além de representação em vários países da América Latina.

 Coordenadoria de Comunicação Social

Redação e Foto: CCS/Evereste

 

Manaus, 24 de maio - Nesta sexta-feira, o Instituto de Tecnologia e Inovação Evereste foi homenageado durante a Exposição “Autista Empreendedor”, promovida pelo Instituto Autismo no Amazonas (IAAM) na zona centro-sul de Manaus.

Em sua terceira edição, a exposição, que faz parte de um programa de estímulo ao empreendedorismo de impacto social focado em gerar transformações positivas para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), contou com uma programação diversificada, incluindo bazares, venda de alimentos e materiais artísticos.

Durante o evento, o IAAM realizou uma cerimônia para homenagear parceiros e apoiadores da instituição. O Evereste foi condecorado com um quadro confeccionado artesanalmente pelos próprios participantes do projeto como um título de "Amigos do IAAM", na ocasião na qual foi representado pela Coordenadora de Comunicação Social e Relações Institucionais, Deyse Pereira.

"Uma homenagem como essa nos deixa extremamente lisonjeados, certos de que nosso engajamento em projetos de inclusão social está sendo reconhecido e nos dá a ciência de que a responsabilidade do Instituto Evereste em apoiar instituições como o IAAM só aumenta perante à sociedade amazonense", afirmou Deyse.

Programação

O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, das 8h às 11h, com venda de alimentos e materiais artísticos produzidos por pessoas com TEA, além de material didático e educativo elaborado pelo IAAM.

 

 Coordenadoria de Comunicação Social

Redação e Foto: CCS/Evereste

 

Brasília, 20 de maio - O Instituto Evereste iniciou sua participação na 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e cuja abertura oficial será realizada na manhã desta terça-feira (21), na capital federal, com a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Marcha, que ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) até a próxima quinta-feira (23), é um evento anual organizado há décadas e que reúne milhares de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e diversas autoridades políticas com o objetivo de discutir sobre as principais reivindicações e de buscar soluções de interesse popular junto ao Governo Federal.

Este ano, além do presidente da república, o evento contará com a presença de outras figuras políticas importantes do cenário nacional como o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e diversos ministros de Estado.

Os representantes do Instituto Evereste presentes na feira terão a oportunidade de apresentar soluções tecnológicas e inovadoras direcionadas à gestão pública municipal nas áreas de saúde, educação, segurança, empregabilidade, cidades inteligentes e finanças.

"Viemos com o objetivo de expormos nossas alternativas inovadoras que possam contribuir com a entrega de serviços públicos de maior qualidade à população e demonstrarmos a importância da tecnologia como forma de atender às demandas cotidianas do municipalismo brasileiro," afirmou André Fabiano Pereira, Presidente do Evereste.

Programação

A Marcha dos Municípios acontece de 20 a 23 de maio em dois ambientes no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Um deles é destinado ao debate político, tratando diretamente de assuntos que influenciam o cotidiano dos cidadãos com os três poderes. O outro ambiente reúne arenas temáticas e atendimentos técnicos, voltados para a capacitação de gestores públicos, com cerca de 50 temas debatidos em sete salas técnicas. Além disso, haverá áreas de demonstrações e apresentações de produtos e serviços oferecidos por parceiros da Marcha.

Conheça mais sobre a programação da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios em: https://marcha.cnm.org.br/

 Coordenadoria de Comunicação Social

Redação e Foto: CCS/Evereste

Mais recentes
Siga-nos